A partir do ano de 1980 começou a
se difundir, em escala comercial, por todo o mundo a chamada tecnologia digital
para a execução de um desenho técnico, a qual se apóia no emprego de "softwares"
específicos para esse fim (criados a partir dos princípios que regem a
geometria analítica e a geometria descritiva) e que exigem para o seu pleno uso
o domínio dos conceitos e normas usadas na concepção de um desenho manual, bem
como o conhecimento atualizado dos comandos que compõem um "software" desse tipo. Assim como, os demais “softwares”
com os quais convivemos em nosso cotidiano os programas especializados em
auxiliarem na execução de um desenho técnico (CAD=Computer Aided Design), de um
projeto de engenharia (CAE=Computer Aided Engineering) e de um processo de
manufatura (CAM=Computer Aided Manufacturing), sofrem continuamente
atualizações, gerando assim o surgimento de várias versões, o que
por sua vez desafia os usuários deles a
se atualizarem constantemente. Dentre os "softwares" mais usados para a execução
de um desenho auxiliado pelo computador (CAD), merecem especial destaque os
seguintes:
- AutoCAD (Autodesk Inc.)=CAD;
- SolidWorks (Dassault Systèmes S.A.)=CAD, CAE e CAM;
- TopSolid (Missler Software)=CAD, CAE e CAM;
- CATIA (Dassault Systèmes S.A.)=CAD, CAE e CAM;
- Pro ENGINEER (Parametric Tecnology Corporation-PTC)=CAD, CAE e CAM;
- SOLIDEDGE (Siemens PLM Software)=CAD.
È importante destacar que os
desenhos digitais presentes nesse "blog" foram concebidos com a ajuda dos
"softwares" AutoCAD e SolidWorks, utilizando apenas os recursos que
eles dispõem para gerar desenhos em duas dimensões (2D) ou em três dimensões
(3D), não sendo necessário para tanto recorrer aos interessantes recursos da
tecnologia CAE, a qual com base em análises minuciosas (que avaliam os
aspectos dinâmicos, estruturais e térmicos que podem influir no desempenho de
um produto) feitas pelo método dos
elementos finitos, permite que engenheiros e técnicos desenvolvam simulações
com as condições reais de emprego do produto em desenvolvimento, fato que gera
assim uma otimização do tempo e do custo de um projeto, pois propicia uma
enorme economia na criação dos protótipos desse produto.Convém ainda destacar que, nos últimos anos, esses softwares ganharam ferramentas que permitem o pleno gerenciamento de dados do projeto de um produto (PDM), ao longo da sua vida útil. Portanto fica evidente, que o domínio de um ou mais “softwares” desses, representará uma importante recurso para criação de novos projetos, por parte de um técnico ou engenheiro, durante a sua vida profissional.
Posto isso, o aprendizado da chamada
tecnologia “CAD”, iniciar-se-á com o acesso e a compreensão das várias ferramentas
(que substituem muitos dos materiais específicos usados em um desenho manual) disponíveis em
uma tela de computador especial (denominada de prancheta eletrônica) adequada
para agilizar a construção dos elementos que compõem um desenho (linhas, círculos,
raios chanfros, cotas, caligrafia técnica, etc.) e caracterizada por apresentar:
1) molduras (barras de ferramentas) que mostram diversos ícones de comando
(através dos quais se acessa rapidamente as ferramentas que executam um
desenho); 2) um cursor de trabalho (faz o papel da lapiseira e/ou da borracha); 3) uma linha de diálogo/comando; 4) um
sistema de coordenadas; 5) um cabeçalho com o nome do “software” e do arquivo de
desenho em execução, conforme pode-se perceber na figura a seguir:
Finalizando esta abordagem, sobre
o ensino da tecnologia para se conceber um desenho digital, deve-se enfatizar
que esse tipo de aprendizado só pode ocorrer em salas de aula ou laboratórios
próprios para essa finalidade, como mostram as fotos a seguir:
Laboratório de CAD de uma Etec
Cortesia da Etec Martin Luther King-2013
Cortesia da Etec Martin Luther King-2013
Sala de um Centro de Treinamento para CAD, CAE e CAM
Cortesia da Missler Software Brasil (TopSolid)-2014
Sala de um Centro de Treinamento para CAD, CAE e CAM
Cortesia da SKA Automação de Engenharias Ltda. (SolidWorks)-2015