O conteúdo aqui presente é uma conseqüência de um trabalho dedicado de ensino e aprendizagem dos conceitos e das normas técnicas que regem a execução de um desenho técnico industrial e voltado para estimular a formação de futuros técnicos industriais com alto grau de competitividade profissional.
Essa ação de ensino começou a ser concebida pelo Prof. Marcos Vaskevicius, como uma solução para um desafio proposto, por volta do ano de 1999, pela Diretoria de Ensino da Escola Técnica Walter Belian (tradicional instituição de ensino mantida pela Fundação Antônio e Helena Zerrenner e pela empresa Ambev), ou seja desenvolver um curso de Desenho Técnico Industrial que fosse tecnicamente competente e ao mesmo tempo altamente motivador para que assim se mantivesse o interesse dos alunos participantes dele, os quais eram todos integrantes de um curso técnico em Artes Gráficas (com um perfil muito estimulado por desenhos artísticos presentes em embalagens, outdors, peças publicitárias, rótulos etc.).
Assim após uma pesquisa sobre os principais produtos que pedem a intervenção profissional de um técnico em Artes Gráficas, o referido docente percebeu que uma boa idéia para superar esse desafio, seria desenvolver no cotidiano um trabalho de ensino voltado para que os alunos envolvidos pudessem ter como uma avaliação final, do seu aprendizado, a execução de um projeto técnico básico para uma embalagem, procurando assim ajustar o elevado estímulo artístico deles com a necessidade de atender as regras que regem um desenho industrial.
Foi assim que por cerca de três ou quatro anos o docente em questão obteve pleno êxito na meta que lhe fora oferecida por essa escola, disso resultando inúmeros projetos básicos de embalagens, muito bem feitos, como o apresentado a seguir:
Inspirado pelos
ótimos resultados conseguidos na Escola Técnica Walter Belian, a partir do ano
de 2003 o Prof. Marcos Vaskevicius começou a implantar esse método de trabalho
junto as aulas da disciplina Desenho Técnico que lecionava, no curso técnico em Mecância da ETE Martin Luther King
(atual Etec Martin Luther King), porém desde o início o referido docente
percebeu que deveria fazer algumas adaptações, a fim de obter melhores
resultados junto ao corpo discente dessa escola, dentre as quais merecem
destaque:
- A criação do prêmio Leão de Ouro da Mecânica (certificados e medalhas) para destacar os melhores mini projetos de produtos (Projetos de Engenhosidade Básica=PEBs) realizados em cada semestre letivo nas mais diversas disciplinas lecionadas (Desenho Técnico, Tecnologia dos Materiais, Elementos de Máquina, Matemática Aplicada na Mecânica, Projetos Mecânicos, entre outras) pelo referido professor;
- A transformação dessa iniciativa em uma ação multidisciplinar, que passou a envolver não apenas a disciplina Desenho Técnico, mas também outras que o docente supra lecionava nessa escola bem como a disciplina Desenho Assistido pelo Computador (CAD), para os mini projetos realizados a partir da 2ª série do referido curso técnico (cerca de 8 meses de curso técnico concluído pelos alunos);
- A divulgação dos responsáveis pelos melhores mini projetos premiados em cada semestre letivo em um jornal tradicional da Zona Leste de São Paulo, isto é, a “Gazeta do Tatuapé”, ampliando assim a repercussão positiva da dedicação e do interesse demonstrados por cada um dos alunos responsáveis por esses projetos.
Com o passar de alguns anos, a
experiência que foi implantada inicialmente no curso técnico em Mecânica, incorporou também os cursos técnicos em
Mecatrônica e Manutenção Automotiva, obrigando assim, o Prof. Marcos
Vaskevicius a implementar os prêmios Leão de Ouro da Mecatrônica e Leão de Ouro
da Manutenção Automotiva, para com tal atitude agregar a participação dos
alunos dos referidos cursos na execução dos mini projetos acima destacados.
Cabe registrar
que a partir o início de 2009, o docente responsável pelos “PEBs”, visando
valorizar mais e melhor os resultados alcançados por esses projetos, na
aprendizagem dos temas abordados em sua
aulas bem como em aulas ministradas pelos seus colegas de trabalho, criou e
implantou diversas ações de relacionamento com empresas competitivas (principalmente algumas das mais importantes fornecedoras de soluções para projetos automotivos e veiculares) ao redor
do mundo (com unidades no Brasil), para que os alunos responsáveis pelos melhores
PEBs em cada semestre, pudessem ter como mais um incentivo, participarem de
palestras e/ou cursos nessas empresas, aprimorando assim a competitividade do
seu currículo profissional.